Este blog pretende divulgar Mondim da Beira.

Solicitamos aos Mondinenses a colaboração, enviando informações e fotografias.

História/Dados

Mondim da Beira situa-se no centro do concelho de Tarouca, a cerca de 5km da sede do concelho. Parte da freguesia é percorrida pelo rio Varosa.

Existe um Castro em ruínas no cimo de um monte, que é a origem da povoação hoje existente no vale.

Mondim da Beira foi sede de concelho, constituído por D. Manuel I em 1514. Era constituído pelas freguesias de Mondim da Beira e Almofala e contava, em 1801, com 762 habitantes. Mais tarde incorporou o extinto concelho de Ucanha, ficando com também com as freguesias de Cimbres, Granja Nova, Salzedas, São João de Tarouca, Ucanha e Vila Chã de Cangueiros. Em 1890 tinha 6832 habitantes.

Em 26 de Junho de 1896 foi extinto o concelho e Mondim da Beira, que passou a fazer parte do concelho de Tarouca.Em 9 de Dezembro de 2004 a freguesia foi elevada a Vila.

Atualmente a freguesia é constituída pelas localidades de Mondim, Mondim de cima, Almodafa, Ponte Nova, Alvarinho e Outeiro.

Possui algumas empresas, nomeadamente na área de carnes/enchidos onde se destacam a "Beira Lamego / Sete Irmãos Unidos", a "Macrofrio" e a "Carnes do Rei".

Artesanato
Meias de lã de Ovelha – Esta actividade originou o nome popular de “Mondim das Meias”. As senhoras fabricavam artesanalmente meias de lã de ovelha, óptimas para proteger do frio. Hoje esta actividade caiu em desuso. No entanto, ainda se encontram alguns dos instrumentos usados em casas particulares e dela se fazem demonstrações em desfiles etnográficos.

Gastronomia
Queijo de cabra, cabrito assado e enchidos de porco.

Lendas
A Moura Encantada é uma lenda sobre uma moura que vive no chamado “Calhau da Moura”, situado num monte e que, uma vez por ano, no dia de São Martinho, expõe o seu tesouro, as suas jóias ao sol. Quem tentar aproximar-se e ousar roubar o tesouro, fica também encantado e nunca mais ninguém o vê.


1 comentário: